§ 1. Pessoas que carregam sentimentos de culpa ou nutrem emoções de arrependimento tendem a procurar religiões punitivas para serem condenadas por seus erros. Essa dinâmica compensatória, geralmente involuntária, tem parte no êxito do cristianismo popular que a igreja católica e as protestantes oferecem.
§ 2. Os pais agridem seus filhos porque são intolerantes; mas depois eles se convencem de que agiram da forma correta, imaginando que outros fariam o mesmo. Mas isso é mentira, eles estão errados! Agem assim porque não é fácil assumir que machucaram os próprios filhos de maneira gratuita, sem motivo legítimo, aceitável ou justo. Ser paciente é preciso.
§ 3. Quando conseguimos o que desejamos, a satisfação surge não do que foi obtido, mas da sensação de completude ocasionada pelo término do desejo.
§ 4. A homossexualidade é mais ampla, natural e comum do que imaginamos e não está restrita a conventos, a locais frequentados por homoafetivos ou a mosteiros. Ela é, em nível psíquico, um desdobramento consistente, aceitável e espontâneo da bissexualidade inerente a todos nós — do verme intestinal ao filósofo mais proeminente.
§ 5. O sujeito conhece mediante sua subjetividade unicamente, pois não pode escapar dela. Portanto, o objeto conhecido é necessariamente um símbolo que se apresenta internamente à estrutura mental e não externamente à fisiologia, que é, ela também, outra percepção intrínseca.