O BAÚ DO TESOURO

Psiu! Acreditar que as mulheres possam ser abertas facilmente é um truque arcaico, machista e psicológico usado por homens inseguros para diminuir a ansiedade e simplificar, ou até esculachar, a abordagem. (Nos cenários onde o abrimento é vergonhosamente notável, a própria conquista do corpo feminino é obtida: ui! Um artifício condicionalmente efetivo, então). Portanto, quanto menos confiante o camarada for, tanto mais admitirá a si mesmo que a mulherada possua a tampa frouxa. Entendeu? É o caso do galo que furta as penas do rabo das galinhas para conquistá-las justamente mostrando sua bela cauda. Quanta imaturidade, individualismo e medo da rejeição! Oh, dó.
=====
Formalmente, a poesia é magnífica e isso é óbvio. Porém seu teor camuflado inviabiliza o florescimento da crítica. Por isso deve ser rechaçada. Resumindo, os poemas são grandes lagos e belos, no verão – lagos congelados.
=====
É fácil domar o povo usando o chicote da culpa, o medo do Inferno sem fim ou, claro, a ânsia de viver num interminável Paraíso. Eis a nossa crítica genérica do maior ídolo de barro dos cristãos, a estatueta mais adorada na cristandade. Pode-se afirmar que a Bíblia foi montada por humanos gananciosos, para humanos ignorantes; por governantes, para governados: foi através do gavião que ela chegou aos pintinhos. Aliás, isso nos parece irretorquível, historicamente. Além de tudo, um cântico notório ao antropocentrismo, nada menos. Quase não existe aí diretrizes espirituais seguras ou refúgios morais legítimos. Então, seria exagero interpretá-la sobretudo como um velho instrumento de domínio político-social, de manutenção da “ordem” ideológica ou, sobretudo, de alienação espiritual e não algum caminho para o Divino? Que problemática controversa, escandalosa e recorrente, heim!
=====
Ela é a flor caridosa no coração honestamente altruísta. É conclusivo: a dieta vegetariana supõe a integridade moral ou, pelo menos, um progresso do caráter. A generosidade autêntica é socorrer os mais fracos ou amparar os indefesos. O resto é conversa fiada, boato de igreja, coisa de primata antropocêntrico.
=====
Em linhas gerais, o carnaval deve ser abordado como um alvoroço embasado no estado de altíssima receptividade sexual pelo qual as fêmeas de muitos mamíferos passam – uma herança do cio.