O BAÚ DO TESOURO

A crença, o condicionamento e a sujeição ideológica podem transformar até a superstição mais ridícula em algo psicologicamente sólido apto a nos furar e afligir. Foi estritamente assim que o mito cristão, burlesco e ilógico do “Inferno ardente” cresceu e ganhou força. Só assim.
=====
O universo é feito de matéria e energia. Essas duas propriedades podem ser mensuradas. Portanto, o universo pode ser medido e, logo, é finito, discreto, fechado. Isso, contudo, torna-o completamente fenomenológico, racional e prático; ou seja, um pouco sem graça. É legal ser místico, ainda que só um pouquinho. Quem não gosta de um jardim sombreado, cheiroso e *mágico*, afinal?
=====
E o famigerado Sermão da Montanha, heim? Morreu na montanha. Infelizmente. O maior número dos, assim chamados, cristãos é tudo, exceto cristão. Cristo é uma solução. A cristandade, no entanto, costuma ser problemática.
=====
Em tribos primitivas o sujeito é sacrificado em prol da religião. Nas sociedades avançadas, contudo, o próprio ato religioso é imolado em nome da identidade pessoal. O que vale mais, afinal – o preconceito ou a liberdade; a superstição contra aspectos físicos e ideológicos ou a legitimidade das diferenças?
=====
Creia o mundo todo em Deus ou não  Ele permanece Deus. Nenhum figo pode derrubar a figueira, por mais gordo que seja ou forte.