O BAÚ DO TESOURO

§ 1.

Não, o destino não é algo que caia sobre nós como as gotas de chuva ou as frutas muito maduras. Ele é apenas a consequência das nossas ações. Assim sendo, ele é gerado por nós através do livre-arbítrio. Na verdade, o karma e a liberdade de escolha são uma coisa só, vista de ângulos diferentes. Nossa decisão presente cria nosso destino futuro: temos a vida que escolhemos ter e o alimento que decidimos plantar.


§ 2.

As pessoas que comemoram a vitória de um time de futebol, para citar um exemplo comum desse tipo banal de entusiasmo, atuam assim com a intenção, algumas vezes involuntária, de comemorar sua própria “grandeza”, porque sentem que sejam parte de algo mais “valioso socialmente” do que elas mesmas. Logo, pode-se concluir que sejam, por direito e comportamento, inseguras em relação ao próprio valor coletivo.


§ 3.

Se depositarmos em um único buraco todo o prejuízo já causado por todas as doenças ocasionadas pelos parasitas de intestino, então teremos uma ideia de como o centro político do país, localizado em Brasília, ganhou vida. No Brasil, a arte da política é a mais repulsiva das formas de corrupção, desonestidade e ganância