O BAÚ DO TESOURO

§ 1.    Pessoas dogmáticas confundem suas opiniões com os fatos e a evidência com a sua interpretação. Essa dificuldade racional conecta-se à sua atitude tendenciosa e ao seu viés de confirmação; por esse motivo elas fornecem muita importância a perspectivas que sejam favoráveis à sua crença e desvalorizam as que são incompatíveis: sofrem de carência de pensamento lógico e lhes falta a crítica imparcial. Assim, são alienados que facilmente se convencem da “verdade” na sua ideologia ou do “erro” no comportamento do adversário.

§ 2.    No seu íntimo, a maioria dos ateus, talvez todos, deseja acreditar em Deus e justamente por isso buscam o diálogo com os teístas — inconscientemente, querem ser convencidos da Sua existência para ter uma vida com legítimo significado existencial.

§ 3.    Muitas pessoas que têm autoestima fraca costumam neutralizar os sentimentos de inferioridade com a falsa superioridade da arrogância. Elas sentem que são pequenas, mas desejam mostrar que são grandes e usam para isso a grandeza fajuta da presunção.